segunda-feira, 12 de julho de 2010

INIMIGOS NA TRINCHEIRA

INTRODUÇÃO
"Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te."
2 TIMÓTEO 3.1-5

Eles estão entre nós , sim há inimigos na trincheira. Homens e mulheres que consciente ou inconscientemente são instrumentos de satanás no meio da igreja . Semeando a discórdia , caluniando o seu próximo , levantando suspeitas infundadas , carregando consigo um espírito de sensualidade que macula a pureza da noiva , enfim vivendo uma vida não condizente com a palavra de Deus. Os tais são citados nas palavras do Mestre :

" Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse no pescoço uma mó de azenha , e se submergisse na profundeza do mar" Mateus 18.6
Todas as passagens que foram citadas não se referem a pessoas não cristãs e sim indivíduos que frequentam a igreja e que mantém uma aparência de piedade, elas sentam ao nosso lado na igreja, cantam em corais , por vezes se utilizam dos nossos púlpitos , participam da santa ceia, possuem carteirinhas de membro das nossas denominações religiosas. E o mais alarmante é que eles estão vivendo suas vidas infrutíferas maculando a fé em Jesus Cristo com a nossa total complacência , olhamos para eles e sentimos compaixão , são fracos na fé, não tem forças para se firmarem , estes são alguns dos nossos julgamentos a respeito deles. Contudo, enquanto passamos a mão nas suas cabeças, satanás gargalha da nossa total falta de discernimento espiritual, e faz de tudo para que eles permaneçam no nosso meio , pecando e influenciando os outros para pecar assim como eles.
A palavra de Deus já os condenou, mas assim como Samuel relutou em abandonar Saul nós relutamos em abandoná-los, desprezamos o conselho do apóstolo Paulo de tais afasta-te.
Porém chegou a hora de você líder , pastor tomar uma decisão de limpar a eira ou deixá-la como está , a decisão é tua. Para aqueles que querem deixar as coisas como estão aconselho que pare a leitura deste estudo agora, para não macular a sua consciência, pois assim como este prelúdio coisas fortes serão escritas . Mas se de alguma forma você se sentiu impactado pelo que você leu até aqui, eu te convido para que você prossiga nesta jornada. E que Deus nos dê graça e sabedoria para compreendermos a sua palavra e os seus mistérios. Amém
IDENTIFICANDO O INIMIGO

"Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos." Lucas 6.44

A primeira tarefa da nossa jornada para desmascarar o inimigo em nossa trincheira é identificar os inimigos. E a nossa maior arma é analisar os frutos. Pelos frutos de cada um podemos identificar de que lado estão . Os principais inimigos na trincheira que impedem o crecimento do reino são:

- Murmuradores - São aqueles que estão sempre reparando nos defeitos da igreja e de seus pastores e líderes , preocupam-se mais com o carro novo do pastor do que em ganhar almas. Vivem espalhando o seu veneno no rebanho com seus comentários e opiniões sempre questionando as decisões da liderança . Passam uma imagem de sinceridade e desprendimento como se a sua preocupação fosse fruto do seu amor genuíno pelo evangelho. Invariavelmente são consideradas pessoas espirituais pelos outros. Na verdade nada mais são do instrumentos do Diabo para desviar o olhar dos mais fracos do Nosso Salvador e Redentor Jesus Cristo ( Hb12.2) Satanás sabe que o crente ao desviar o seu olhar de Jesus , perde-se facilmente pelo caminho, tornando-se presa fácil para ele.

- Difamadores - O difamador é o irmão rebelde do murmurador. Ele não se contém em apenas murmurar, ele gosta de fazer ilações e pensar mal não só dos seu líderes, bem como dos seus irmão da fé . As frases preferidas do difamador são as seguintes: "Me contaram que o ...." ; "Ali tem coisa escondida ela não me engana..." Tu viu trocou de carro de novo , só pode estar roubando"; "Sabe eu estou desconfiado que ....". A mente do difamador divaga de um lado para enlameando todos que estão a sua volta . O seu trabalho satânico é por em cheque a autoridade espiritual dos pastores e líderes da igreja , trazer todos para dentro do seu poço imundo. A sua mente é uma verdadeira usina do diabo. Como diz a bíblia sagrada em Tito 1.15 tudo para ele está contaminado assim como a sua mente fétida e diabólica. O incauto e desapercebido é presa fácil para ele, desvanecendo na fé ao ouvir tais acusações.

- O sensual - Vive sempre no escândalo sexual, muito comum entre os jovens, mas não faz distinção de idade. A sua vida de fé é um eterno levantar e cair . A princípio nos parece que a sua fraqueza não nos diz respeito , mas isto é um engano . A sua influência é satânica e quase sempre a cada queda sua , almas se perdem pelo caminho. Isto quando não ataca diretamente os líderes causando estragos irreparáveis na vida da igreja, ou nas famílias dos fiéis. É quase um contrasenso pensarmos que alguém que tenha um comportamento promíscuo queira tanto se manter filiado a uma denominação cristã, a não ser pelo fato de ser instrumento do Diabo para contaminar pelo mau exemplo.

- Presunçosos - O presunçoso se acha melhor que todo mundo, ainda que não leve uma vida de oração, não jejue, não leia a bíblia, mas mesmo assim está sempre pronto para julgar e condenar o seu próximo. Geralmente ele é membro da igreja a muito tempo. Externam as suas opiniões sem se importar com o sentimento dos outros, magoam e ferem o seu próximo e por vezes até matam a fé de alguns . Eis que Deus julgará entre ovelhas e ovelhas ( Ezequiel 34.17)

Temos que identificar aqueles que são nocivos ao crescimento do povo por mais que sua aparência de piedade nos comova, talvez sejam pessoas que privem da nossa amizade, ou sejam pessoas solicitas e que gostam de participar das atividades da igreja . O nosso adversário procura pessoas que tenham certa ascendência sobre outros afim de causar maiores estragos, a sua vontade é sempre matar, roubar e destruir vidas. É importante que você líder começe a orar para que Deus vá lhe dando sabedoria para identificar indivíduos nocivos a saúde espiritual do rebanho e acima de tudo que Deus lhe dê sabedoria para agir em cada caso que aparecer.


Um comentário: