CARISMATA


CHARISMATA


Estudo bíblico sobre os dons do Espírito Santo


INDICE GERAL

Capítulos .......................................................Página

Introdução........................................................... 3

A Igreja de Corinto ............................................ 5

Charismata uma necessidade da Igreja .............. 7

A finalidade dos Dons ....................................... 8

Os Dons são para todos?.................................... 9

Quantos Dons existem ? .................................... 11

Os Dons, como não usá-los ............................... 12

Dons de Socorro ................................................ 14

Dom de Misericórdia ......................................... 15

Dom de Evangelismo ....................................... 16

Dom de Exortação ............................................ 18

Dom de Presidir ............................................ ... 20

Dom de Governo ................................................ 21

Dom do Pastorado ............................................. 22

Dons de Ensino ................................................. 23

Dom da Contribuição ........................................ 25

Dons de Poder ................................................... 27

Dom da palavra da Sabedoria ........................... 28

Dom da Palavra do Conhecimento ................... 29

Dom da Fé ........................................................ 30

Dom de Curas ................................................... 31

Dom de Milagres .............................................. 32

Dom de Profecias ............................................. 34

Dom de Discernimento de Espíritos ................. 36

Dom de Línguas ................................................ 37



INTRODUÇÃO


Um dos assuntos mais polêmicos no seio do cristianismo atual, é a validade dos dons espirituais, ainda, hoje. Nenhum ramo do cristianismo nega , que os dons espirituais foram amplamente derramados na igreja primitiva, pelo Espírito Santo. Podemos afirmar, que os dons foram fator determinante, na expansão do evangelho entre os povos, dos tempos bíblicos. É fato, inquestionável, que na igreja primitiva, diferente, da atual, os dons espirituais eram regra e não exceção. E indubitavelmente foram a seiva da igreja primitiva.

Atualmente, não podemos negar, que milagres, curas , profecias autênticas, são fatos excepcionais no cotidiano da igreja. Mesmo nas igrejas pentecostais e renovadas, nas quais os dons são ensinados e incentivados, os milagres e as curas não são comuns. E este é, o principal argumento, dos cessacionistas , para negar a validade dos dons do Espírito na igreja moderna. Os cessacionistas apregoam que os dons espirituais morreram, junto com os apóstolos, ou seja, os dons do Espírito terminaram por volta de 95 dC . Ainda que, existam muitas evidências históricas , que os milagres nunca deixaram de ocorrer no meio do cristianismo. Os cessacionistas apregoam que os dons foram necessários à igreja primitiva , porque ela não possuía a Bíblia como nós possuímos atualmente. E também que, o cristianismo era de todo desconhecido por parte dos povos, e que hoje o cristianismo já tem uma boa “fama” entre a humanidade em geral, tornando desnecessário a operação dos dons espirituais.

Não é muito difícil, refutarmos estes pontos de vista, já que, nenhum deles é apoiado na Bíblia, e sim na observação da falta de milagres, da mesma amplitude que ocorria na igreja primitiva, nos dias de hoje. Não há um só versículo na bíblia que relate que os milagres eram restritos somente aos apóstolos. Muito pelo contrário, no evangelho de Marcos , na grande comissão dada a igreja “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura....” nós encontramos explicitamente, nas palavras de Jesus que os “sinais” acompanharão aos que crerem e não, tão somente, os apóstolos. Podemos citar também a passagem do livro de Tiago , na qual, somos incentivados, a chamar os anciões e os presbíteros da Igreja, para orar e ungir os enfermos, é evidente, que Tiago não escreveu esta passagem pensando apenas no seu tempo. O fato de vivenciarmos poucos milagres no seio da igreja de maneira nenhuma corrobora a doutrina cessacionista. A falta de milagres, apenas, denota a nossa incredulidade e falta de fé como cristãos.

E o fato de hoje possuirmos o Novo Testamento, pois o Antigo testamento a igreja primitiva também possuía, não invalida a necessidade dos dons espirituais, na igreja moderna. E inquestionável que, se existe uma época, em que os dons espirituais sejam necessários à igreja, esta época é a atual. Numa época, como a nossa, de tantas distorções no meio do cristianismo, é imprescindível que o cristão, possua , discernimento de espíritos e o dom da sabedoria e profecias para não se deixar levar pelo engano. Vivemos numa época, que somente com ajuda de Deus, podemos escapar dos falsos mestres e das igrejas apóstatas com seus falsos ensinamentos.

Uma das acusações que os cessacionistas, fazem contra o movimento carismático em geral. É sobre o alto valor que é dado as experiências carismáticas, dado pelos crentes pentecostais e carismáticos, e não podemos negar que estes abusos existem. Muitos crentes colocam as “ profecias”, “as revelações”, enfim as suas experiências pessoais, acima da palavra de Deus, e isto evidentemente, está errado. Existe no meio das igrejas pentecostais muitas distorções no uso dos dons espirituais, um dos mais distorcidos é o uso do dom de línguas. Entretanto, isto não é um privilégio da igreja de hoje, na primeira Epístola aos Corintios, encontramos, estas distorções no uso dos dons, esta era uma das muitas falhas da Igreja da cidade de Corinto. Porém, mesmo, os dons sendo mal utilizados pelos corintios, o apóstolo Paulo não os proibiu, muito pelo contrário incentivou-os a buscarem os melhores dons. Mas também, admoestou fortemente a igreja , quanto à utilização dos mesmos. E em nosso estudo dos dons ( Charismata ) , tomaremos por base a primeira Epístola de Paulo aos Corintios e também as passagens correlatas sobre os dons nas epístolas aos Romanos e aos Efésios. Pois são nestas passagens bíblicas que Paulo utiliza a palavra  carismata), ao designar as graças (charis) de Deus, que são distribuídas aos fiéis da sua igreja. O que precisamos, não é sufocar os dons espirituais e sim utilizá-los com sabedoria.




A IGREJA DE CORINTO

A cidade de Corinto localizava em torno de 65Km ao sudoeste da cidade de Atenas, foi uma das maiores cidades da Grécia antiga. Corinto começou a se desenvolver como grande cidade por volta do século VII aC devido a sua localização privilegiada como nós podemos ver pelo mapa. Ela se tornou uma cidade portuária, a cidade possuía portos em ambos os lados. Cencréia, um destes portos ficava a treze quilômetros ao leste de Corinto, e o porto de Laqueum, distava apenas dois quilômetros e meio ao oeste da cidade. Era uma importante rota comercial entre, o oriente e o ocidente. A cidade , foi completamente destruída pelos romanos em torno de 146 aC, e reconstruída por Júlio César em torno de 45aC.

A Corinto de Paulo era uma colônia romana, e uma metrópole da província de Acaia. Corinto era a cidade grega mais cosmopolita da época. Era uma cidade habitada por seiscentos mil habitantes, e por vários povos, como os judeus, que constituíam uma das muitas colônias da cidade. Em Corinto toda sorte de vícios era encontrada. De tal forma, que viver como um corintio, tornou-se sinônimo, de viver dissolutamente. E foi neste ambiente, impregnado por toda sorte de licenciosidade, que o apóstolo Paulo, iniciou uma das igrejas mais importantes dos tempos bíblicos.

Em Corinto o apóstolo Paulo permaneceu dezoito meses , excetuando-se Éfeso, foi à cidade na qual, Paulo permaneceu por mais tempo. E mesmo assim, quando o apóstolo Paulo se retirou , a imoralidade não tardou em se fazer presente na igreja Além disso, as divisões no meio da igreja, foram tão fortes, que até mesmo a Ceia de Amor , que era para ser um momento de confraternização entre os membros daquela igreja, se tornou um motivo para o maior acirramento entre os partidos da igreja. Os dons espirituais que eram graciosamente, dados pelo Espírito Santo, eram usados de forma abusiva, causando desordem no meio dos cultos. Parece-nos que havia uma certa competitividade entre eles, para ver quem era mais espiritual. Convém, fazermos uma ressalva, não como doutrina, mas sim por observação, neste aspecto. Podemos afirmar que possuir algum dom espiritual, não é o mesmo, que ser um homem espiritual. Um exemplo claro deste fato, foi à vida de Sansão , que mesmo levando uma vida carnal, não foi desamparado por Deus, a não ser quando ele quebrou o seu voto de nazireu Uma das distorções da igreja , é julgarmos ser alguém espiritual, porque ele possui algum dom, ou tenha uma boa palavra, ou cântico. Como disse o próprio Senhor Jesus, “ Muitos dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitos milagres ? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade” Há uma clara advertência de Jesus a este respeito, entretanto, muitas vezes pastores e líderes, ao invés de levar em conta a vida espiritual que seus liderados levam longe dos púlpitos, o julgam apenas pela uma hora, que os mesmos ocupam na tribuna da sua igreja, esquecendo-se das outras 167 horas restantes da semana.

A igreja de Corinto se caracterizava por possuir todos os dons do Espírito , era uma igreja conforme, o apóstolo Paulo, na qual o testemunho de Cristo fora confirmado. Não sabemos se as outras igrejas contemporâneas à de Corinto , também possuíam todos os dons do Espírito, é possível que não. Fato que torna, muito relevante este testemunho de Paulo a respeito da igreja de Corinto. Apesar de todas as contendas, partidos e dissensões no meio da igreja de Corinto , a atuação do Espírito Santo, em nenhum momento foi relegada a um segundo plano, no seio desta igreja. E devemos nos espelhar, neste fato, ainda que , haja muitas coisas para serem corrigidas em nossa igreja, toda igreja tem obrigação de buscar os dons espirituais.

Os dons do Espírito não vieram com a maturidade da igreja de Corinto, muito pelo contrário. Paulo os qualifica como criancinhas espirituais . Existem, alguns que pregam que o cristão deve esperar atingir um alto nível espiritual e tornar-se um supercrente, para então estar apto, de ser agraciado por algum dom do Espírito, esquecendo-se , que o maior dom , que pode haver, é o dom da salvação . E este dom, eles receberam quando eram, ainda pecadores

Foi nesta igreja problemática e com muitos problemas de disciplina, que aprouve a Deus derramar os seus dons. E certamente, é em nossas igrejas modernas, que apresentam tantas similitudes com a Igreja de Corinto, que Deus deseja operar através do seu Espírito. Parafraseando Atos capitulo dezoito e verso dez , existe muito povo, em nossas cidades que Deus quer salvar.


CHARISMATA , UMA NECESSIDADE DA IGREJA

Já abordamos na introdução do nosso estudo, que não existe nenhum versículo na Bíblia que corrobore , a teologia dos cessacionistas, que apregoam que os dons acabaram, juntamente com os apóstolos. A necessidade dos dons espirituais, é tão necessária hoje, como foi na época dos apóstolos. Os dons, no grego, charismata, são ferramentas indispensáveis, na propagação do evangelho, bem como, para manter a saúde espiritual da igreja. As palavras de Paulo na sua epístola aos corintios , ainda são, válidas para os nossos dias, até a pessoa mais incrédula, ficará convencida de seus pecados, se alguém lhe descortinar os segredos mais íntimos do seu coração.

É evidente, que até mesmo o mais pentecostal dos cristãos, sabe e crê, na eficácia da pura e simples, mas poderosa mensagem do evangelho. Milhares de pessoas convertem-se a Deus , pela simples mensagem do evangelho, sem presenciar curas ou milagres, diante de seus olhos. Porém este fato, não invalida, como pregam os cessacionistas, a necessidade dos dons do Espírito, na igreja moderna. Cremos que os dons, são necessários à igreja senão, para persuadir o pecador , para mantê-la saudável espiritualmente e até mesmo fisicamente. Como escreveu Paulo, os Charismatas, foram dados para edificação da Igreja, como Corpo de Cristo. Quem pode negar, a necessidade de possuirmos o dom de discernimento de espíritos na igreja, ou quem pode negar , a necessidade de possuirmos o dom da sabedoria, para conduzirmos a igreja e resolvermos os eventuais problemas que surgem no dia-a-dia.

Milagres e curas, não foram prerrogativas somente da igreja primitiva. O povo de Israel, quando saiu do Egito e peregrinou pelo deserto, experimentou o milagre de Deus por quarenta anos.Ou você acha , que o maná que caía do céu, todos os dias, menos nos sábados, não era um milagre? E a Coluna de fogo, que os guiava durante o dia , e iluminava o caminho durante a noite , não era também um sinal de Deus? Lembre-se eles já possuíam as tábuas da Lei, Moisés falava com o Senhor face a face, entretanto, os milagres de Deus os acompanhavam permanentemente. E nos tempos dos profetas Elias e Eliseu, o poder de Deus, não foi demonstrado ao povo através dos seus servos.Todavia naquela época Israel , já possuía as escrituras , isto, invalidou a necessidade de operação de milagres em Israel ? É claro que não, contudo, o principal argumento dos cessacionistas, para a não necessidade dos dons na igreja atual, é o fato de termos as escrituras integralmente.

Os dons sem dúvida alguma são para os nossos dias, é dever de todo o cristão buscar os melhores dons , para proveito da igreja. Assim como, buscar os dons é um dever do cristão, também é dever do cristão saber usá-los e dimensioná-los corretamente , para evitar as distorções, que ocorrem em muitas igrejas. Que assim como na igreja de Corinto, os dons traziam mais desordens e contendas , do que propriamente edificação para o corpo de crentes daquela igreja. E não é outro, senão este motivo , que nos leva a escrevermos sobre os dons , para que possamos os utilizar de forma que a igreja de Cristo seja abençoada por Deus, o autor e distribuidor de dons à igreja


A FINALIDADE DOS DONS


“ A cada um, porém é dada a manifestação do Espírito para proveito comum”, 1ª Cor 12.7 Este versículo é a chave, para compreendermos a finalidade dos dons espirituais na Igreja. Como disse o apóstolo Paulo, eles são dados para serem úteis a igreja. Deus não concede, dons para provar o seu poder, para distinguir quem é mais espiritual na igreja, Deus não concede dons para honrar homens, Deus não concede dons para quem não for utiliza-los. Deus só concede dons para fins proveitosos, para edificação da Igreja. Enquanto que, no mundo natural o homem estuda , ou se prepara para exercer alguma atividade especifica, no mundo espiritual , o homem se dispõe a servir a Deus, e Deus o qualifica e designa para a função, que Deus na sua soberania deseja, utilizar o seu servo. É claro, porém que os dons não invalidam a necessidade de todo cristão tem de se qualificar para trabalhar na obra do Senhor. Infelizmente, muitos se acham super espirituais, a ponto de desconsiderarem o estudo mais aprofundado da palavra de Deus.

Um dos motivo pelo qual, muitos nunca recebem, os dons espirituais, é porque não se dispõe a pô-los em prática . Ninguém vai receber o dom de curas, se ele não se dispõe a orar pelos enfermos, você não vai receber o dom de profecia, se na igreja você fica sempre com a boca fechada. Os dons são dados, para serem utilizados, e não para nós fazermos como na parábola dos dez talentos , na qual , o servo que recebeu um talento, ao invés de sair para granjear com ele , como fizeram os outros, o enterrou para não perde-lo. Deus na sua infinita sabedoria , não desperdiça dons, com àqueles que não vão usá-los para proveito da sua igreja. Se você quer ser agraciado com um dom , peça para Deus, mas lance a mão no arado, desde já.

Outra distorção a respeito dos dons espirituais, que já comentamos anteriormente, é o fato de muitos acharem que os dons espirituais, são um termômetro espiritual do crente. O cristão não vai ser mais ou menos espiritual , pelo fato dele possuir um ou dois, ou até mesmo mais dons. Dons não significam que ele é mais crente do que ninguém. A primeira vista, talvez nos pareça paradoxal, esta afirmação, entretanto , quando analisamos mais profundamente , veremos que não há contradição nenhuma. Todos os dons que possuímos ou venhamos possuir, nos são dados por Deus, não é uma questão de merecimento, a própria palavra dom, é a tradução da palavra grega charisma, que é derivada da palavra grega charis que é traduzida como graça. E se é uma graça de Deus , é porque não é comprada, nem merecida, e sim concedida por Deus para quem lhe aprouver, na hora em que Ele quiser, e da forma que Ele achar melhor. Infelizmente, esta afirmativa tão simples e singela, não é entendida por muitos. Que iniciam sua carreira no Espírito, mas acabam passando para a carne, achando-se superiores a seu próximo, porque são dotados de dons ou talentos mais vistosos que seus irmãos. Esquecendo-se das sábias palavras do apóstolo Paulo na sua epístola aos Filipenses ; “ nada façais por contenda, ou vanglória , mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo” .




OS DONS SÃO PARA TODOS ?


Os dons não são privilégios de alguns no corpo de Cristo. Segundo a epístola do apóstolo Pedro , todos nós somos agraciados com algum dom. Você e eu não fomos chamados para ficarmos a margem do caminho, e sim para trilharmos por ele. Ainda que haja, dons mais excelentes , todos nós somos chamados a exercer alguma função no corpo de Cristo. Existe uma polêmica, muito grande ,entre os teólogos, sobre a quantidade de dons, citados pela bíblia . Além do texto de I Cor 12.1-11,28 encontramos em Rm 12.6-8 e Efésios 4.11 , e em outros textos mais vagamente, a descrição de outros dons ou ministérios que são concedidos aos crentes. Peter Wagner, em seu ótimo livro , Descubra os seus Dons Espirituais, alista vinte sete dons . Outros autores citam vinte, e alguns somente os nove alistados em I coríntios capítulo 12. Nós adotaremos uma abordagem diferente acerca da quantidade de dons como veremos no capítulo seguinte.

É curioso observarmos, que nas três principais passagens acerca dos dons, Romanos 12, Efésios 4 e I Coríntios 12 , O apóstolo Paulo sempre utiliza a analogia do corpo humano , para representar a igreja. É sabido, que todas as células do nosso corpo, tem uma função, seja , ela qual for. E assim , é também na igreja, todos os crentes são chamados para exercer alguma tarefa. E o mais importante, Deus concede a cada um de nós, algum dom para que venhamos ser úteis no Corpo de Cristo. Um corpo precisa de vários membros, órgãos, músculos, nervos e células, para funcionar como um corpo. A igreja, também precisa, que seus membros exerçam as suas múltiplas funções, para poder ser uma Igreja, no sentido mais amplo. E infelizmente, muitos crentes não têm exercido os seus dons a contento na igreja.. Tornando as suas Igrejas um corpo débil e enfraquecido diante do mundo. Estes crentes, são aqueles que pensam, que todo o serviço “espiritual”, deve ser feito pelo Pastor, e pelos obreiros, desconhecendo o seu lugar no Corpo, bem como o seu dom.

Alguns escritores citam, trabalhos simples , como a faxina da igreja como um dom, eu discordo em parte deste pensamento, pois podemos colocar um incrédulo para limpar a igreja, e tarefa será executada da mesma forma. Entretanto, o simples fato de você chorar com um irmão que está passando por dificuldades, pode ser um dom de Deus. Ao levar consolo para o seu irmão, você está pode estar exercendo o dom de Socorro. E saiba, com toda certeza, que nem todos têm este dom que você possui. A intercessão, ainda que, seja uma obrigação de todo cristão, pode ser considerada um dom de Deus . Um exemplo de pessoa agraciada com este dom, foi João Hyde , missionário na índia, ao qual foi dada a alcunha do Homem que orava. Contam, seus contemporâneos, que ninguém conseguia permanecer ao seu lado quando ele começava a orar, devido à glória de Deus que enchia o ambiente. Todos nós temos algum dom da parte de Deus, temos apenas que descobri-lo e colocá-lo em prática. Ninguém, foi chamado para o Corpo de Cristo, apenas para ocupar um lugar no banco da igreja aos domingos. Você foi chamada para uma missão, e saiba que Deus , já o capacitou para exercê-lo.

QUANTOS DONS EXISTEM ?


Certamente, este é um dos pontos mais polêmicos, em nosso estudo dos Charismata. A maioria dos teólogos adota uma linha de pensamento pessoal, sobre a quantidade de dons que existem. Nós poderíamos dividi-los a grosso modo, em dons milagrosos e dons não milagrosos, entretanto, esta abordagem é muito vaga, pois os dons não são talentos naturais e sim graças concedidas por Deus. Assim, é conveniente , crermos que todo dom de Deus , possui um componente sobrenatural, e desta forma todo dom é um milagre, de maior ou menor proporção

Nós adotaremos uma divisão tríplice, tendo como base, o texto de I Coríntios 12.4-6, na qual o apóstolo Paulo, divide-os em charismaton (vv.4), diakonion (vv.5) e energimaton (vv.6). Os charismaton, são os dons de socorro, misericórdia, evangelismo e exortação. Os diakonion, são os dons de presidir (liderança), governos ( administração), repartir (contribuição), ensino, ministros em geral, pastores e mestres. Os energimaton seriam os nove dons listados em I Cor.12, são eles, Palavra da sabedoria (Sophia), Palavra do Conhecimento ( Gnose) , Fé, Dons de Curar, Operação de Milagres, Profecia, Discernimento de Espíritos, Variedades de Línguas e Interpretação de Línguas. É claro, que esta divisão é interpretativa , e bastante pessoal. Entre todos os dons existem alguns que são muito próximos, como, pastores e mestres, variedade de línguas e interpretação, dons de curar e milagres, e geralmente quem os possui, deve sempre buscar o seu complemento. O apostolado, parece-nos um capítulo á parte, pois os apóstolos em geral, apresentavam uma variedade de dons, o que torna muito difícil , o classificarmos.

Em I Cor 12, no versículo um, a palavra utilizada por Paulo , para dons, foi Pneumatikon ( ) , ou seja coisas espirituais. Esta é a única passagem, acerca dos dons, em que o apóstolo Paulo utiliza esta palavra . Nas outras passagens, o apóstolo sempre utiliza charismata ( ). Ainda que pareça, apenas casual, e muito tênue esta evidência bíblica, parece-nos que a lista de dons do décimo segundo capitulo da primeira epístola aos Coríntios, reveste-se de uma maior importância, que as outras passagens acerca dos dons. E sem dúvida alguma, os dons listados por Paulo , entre o oitavo versículo e o décimo , do já referido capítulo da sua epístola, são todos dons de operações sobrenaturais de Deus. E como vimos, existem dons maiores do que outros Os dons do décimo segundo capítulo da primeira epístola aos coríntios, os pneumatikon, consistem nos maiores dons citado pela bíblia. São os dons mais raros no Corpo de Cristo.

Em nosso estudo nos limitaremos a falar apenas, sobre os dons listados nas três passagens principais acerca dos dons na bíblia . Porém sem dúvida nenhuma, no corpo de Cristo existem muitos outros dons, que não foram escritos nestas passagens bíblicas. O importante é que você querido leitor, conheça o dom ou os dons que Deus lhe concedeu, e os utilize em prol da edificação do Seu Reino.



OS DONS COMO NÃO USÁ-LOS


Antes, de iniciarmos o estudo pormenorizado, de cada dom, é importante nós lembrarmos que os dons podem ser utilizados equivocadamente na Igreja. Um dos maiores motivos de criticas, que são feitas aos pentecostais , é quanto ao uso de dons na Igreja, principalmente, os Dons de Línguas e Profecias. E eu, sendo , um pentecostal, me sinto autorizado, para falar sobre este assunto, pois tenho conhecimento de causa. Não há como negar, que muitas destas críticas, que são feitas aos pentecostais, são procedentes. Nas igrejas carismáticas em geral, existem muitos crentes que colocam as “profecias” e as suas experiências, acima da palavra de Deus. O emocionalismo, também, não é coisa rara, nas igrejas pentecostais. O melhor exemplo de abuso na utilização de dons , nós encontramos na Igreja de Corinto, e é ela que tomaremos por base neste capítulo.

Um dos assuntos mais polêmicos, no estudo sobre os dons do Espírito, é o dom de línguas. O dom de línguas, que é considerado o selo distintivo do batismo do Espírito Santo, por nós pentecostais, é o causador do maior celeuma nas igrejas protestantes em geral. Principalmente, as igrejas reformadas. Existem , muitas opiniões divergentes sobre este dom, as quais iremos detalhar, no capítulo em que falaremos especificamente, sobre este dom. Entretanto, convém que nós pentecostais , atentemos para palavra de Deus na utilização deste dom. Este é um dom , que edifica somente, aquele que o têm, exceto quando há interpretação das línguas faladas.

Na igreja de Corinto, notamos pelas considerações do apóstolo Paulo , que este dom era usado desordenadamente , pelos Coríntios. Na passagem em questão , há bastante munição , a todos aqueles que se opõe ao uso, e até mesmo a validade do dom de línguas na Igreja moderna. Porém, cremos, que mesmo o mais ferrenho opositor deste dom, não pode negar o fato que Paulo não o proibiu, apenas, instruiu os Corintios quanto a seu uso na igreja. Aqui aprendemos , uma lição importante acerca dos dons em geral, não só o de línguas. Os dons servem para edificação da Igreja, e não para trazer desordem ou confusão. Imagine, você participando de um culto, no qual os participantes ficam indo e vindo dentro do templo , “ exercendo os seus dons”, sem dar a mínima para quem está dirigindo à reunião. Imagine, a igreja cantando um hino congregacional , e ao mesmo tempo dois ou três membros falando em línguas em alta voz, outro profetizando, outro orando para que Deus, venha curar alguma enfermidade. Talvez, você até já tenha vivenciado uma situação parecida com esta. E alguns, podem argumentar que esta seria uma igreja , na qual,o Espírito Santo atue com liberdade. Porém, esta situação hipotética ou não, não encontra guarida na palavra de Deus, o apóstolo Paulo é bem claro, “ faça-se tudo decentemente e com ordem” Os dons não devem ser utilizados em desordem, ou para causar confusão no meio da Igreja.

Os dons também, nunca devem ser utilizados, como forma de demonstrarmos nossa espiritualidade. Já comentamos este assunto anteriormente, mas nunca é demais reafirmamos este pensamento. Na igreja de Corintio, o dom de línguas, que é um dos mais notórios dos dons, era usado sem nenhuma parcimônia, parece-nos que havia uma verdadeira competição, para ver quem falava mais em línguas ou profetizava.Com certeza, os Corintios de forma geral, não se preocupavam muito, com este comportamento , durante suas reuniões. É bem possível até, que este comportamento não só fosse incentivado, como tenha se tornado, motivo de elogio. Todavia, o incrédulo que entrava na Igreja não pensava assim . E os dons que eram para servir de edificação para igreja, estavam servindo de pedra de tropeço para alguns.

E por último, os dons espirituais devem ser utilizados em consonância com o Espírito Santo. O cristão que possui algum dom , tem que estar com o ouvido afinado com o Espírito Santo. Para utilizar o seu dom , segundo a vontade de Deus. Os cessacionistas, alegam que hoje não existem homens que realizem os dons de cura como os apóstolos de Jesus, pois não conseguimos realizar milagres extraordinários, como os apóstolos realizavam. Isto é verdade, mas não quer dizer que não existam mais dons no seio da Igreja. Podemos não ter os dons com a mesma intensidade, mas ainda os temos. A bíblia é bem clara, os dons não são concedidos na proporção da nossa fé. Também, é um erro achar que os apóstolos curavam todas as pessoas enfermas que chegavam até eles, a bíblia não nos relata isto. A bíblia nos dá entender, evidentemente, que os milagres e as curas acompanhavam os ministérios dos apóstolos, mas havia momentos,nos quais, as curas não ocorriam. Podemos citar como exemplo, a carta de Paulo a Timóteo , aconselhando a Timóteo, que tomasse um pouco de vinho por causa de uma enfermidade estomacal. Se Paulo tivesse a prerrogativa de curar a todos, certamente, ele não deixaria de orar por Timóteo. O uso do dom do Espírito, deve sempre estar subordinado a vontade de Deus.

OS DONS CHARISMATON
Dons de Socorro


O dom de socorros, é expresso na alegria e na disposição que alguns membros do corpo de Cristo, possuem de ajudar ou socorrer os necessitados em geral. A pessoa que possui este dom , não se importa com a adversidade que terá de enfrentar, para ajudar o seu próximo. O possuidor deste dom, sente uma necessidade de ajudar o seu próximo, mesmo que a ajuda não tenha sido solicitada. Quem possui este dom não consegue ficar sossegado, diante da necessidade do seu próximo.

Nós podemos pegar como exemplo deste dom , o bom samaritano , que não olhou para nacionalidade do homem que estava ferido, para o risco que ele próprio corria por parar no meio de uma trilha tão perigosa, e principalmente, para o transtorno que lhe causou, parar para ajudar aquele homem. Dificilmente, um de nós diante da mesma situação, iríamos parar e ajudar aquele pobre homem caído no meio do caminho. Porém aquele que possui o Dom de socorro, não consegue passar de largo diante de um necessitado. Outro exemplo do dom de socorro , nós encontramos no livro de Atos, quando fala sobre a vida de Dorcas Note, pela palavra de Deus que ela não era lembrada, por possuir o dom da cura , o dom de milagres ou o dom de profecias, ela era lembrada pelas suas boas obras, e principalmente, pelas túnicas e vestidos que ela tinha feito para as viúvas da Igreja. Dorcas , não conseguia ficar indiferente, quanto à necessidade das viúvas. Ela possuía o dom de socorro, que se materializava nas suas boas obras e esmolas. No evangelho de Marcos , encontramos outro exemplo do dom de socorro, na vida daqueles quatro homens que levaram um paralítico até Jesus. Eles não se intimidaram , diante da dificuldade que encontraram no caminho até Jesus, quando viram que iam conseguir passar pela multidão, com o leito do paralítico, subiram no telhado da casa , e desceram o paralítico pelo telhado. Numa situação em que muitos teriam desanimado e desistido, eles perseveraram e não pouparam esforços para encontrar uma solução. E observe que a bíblia diz nesta passagem, que Jesus viu a fé “deles”, e não só a do paralítico, para então curar o paralítico. Aqueles homens possuíam além do dom do socorro, o dom da fé .

Creio que diante dos relatos bíblicos apresentados no parágrafo anterior, nós já possamos ter uma dimensão melhor da importância do dom de socorros na Igreja. Ainda que, este dom, não seja tão fulgurante, como outros dons, ele é extremamente útil para o corpo de Cristo. Vivemos numa época , em que a individualidade está acima da coletividade. Os relacionamentos estão tornando-se impessoais. Quantos de nós, não temos conhecimento das necessidades dos nossos irmãos mais fracos em Cristo. E quantos de nós estamos dispostos a ajuda-los. O homem natural, tende a afastar-se dos necessitados Porém, aquele que possui o dom do socorro da parte de Deus , não faz assim, muito pelo contrário, ele procura os necessitados para ampara-los. Se você tem este dom, saiba que este dom é tão precioso como outro dom qualquer. Agradeça a Ele , por possuir esta compaixão tão bem explicitada na vida do Nosso Mestre Jesus


Dom da Misericórdia


O dom da misericórdia, é a capacidade que Deus dá a seus filhos de sentir compaixão pelo seu próximo, independente da situação em que ele se encontre. Quem possui este dom é um consolador por natureza. È evidente que o perdão tenha que ser exercido, por todos os cristãos, porém aquele que possui o dom de misericórdia, vai sempre além, do simples perdão. O dom da misericórdia , é manifesto através da compaixão e empatia que os que o possuem, sentem pelo seu próximo.

Um exemplo de dom de misericórdia, nós encontramos na vida de Barnabé. Enquanto, todos os discípulos e seguidores de Jesus evitavam o contato com Paulo logo após a sua conversão E com razão, afinal, Paulo foi um dos maiores perseguidores dos Crentes em Jesus. Barnabé, foi o único que demonstrou compaixão por ele, tomando o consigo. Foi Barnabé que apresentou Paulo aos discípulos, e abriu para ele as portas da igreja. Manifestou Barnabé o dom da misericórdia com Paulo. Dom de misericórdia de Barnabé que curiosamente o ligou a Paulo, foi também manifesto no momento em que ele se apartou do mesmo Barnabé como portador do dom da misericórdia que era, quis dar uma nova chance para João Marcos , que os havia abandonado no meio da sua viagem missionária. Paulo no entanto, entendia não ser razoável, leva-lo outra vez consigo. Tanto Barnabé como Paulo foram irredutíveis nos seus pontos de vista, o que levou-os a se separarem. Quem possui o dom da misericórdia, nunca nega uma nova chance a seu próximo. Jesus, é o nosso exemplo máximo, do dom da misericórdia, a ponto de morrer por nós ainda pecadores.

Uma boa ilustração, para este dom nós encontramos na passagem da mulher pega em adultério Numa situação como aquela, nenhum de nós iríamos hesitar em condenar aquela mulher. É bem provável, que não iríamos condená-la a morte, como queriam os judeus, que a trouxeram para o Mestre. Entretanto, amigo quem não a condenaria aquele ato em seu coração. Nós hoje, certamente, iríamos lhe imputar alguma pena, seja esta pena o nosso desprezo ou a nossa reprovação, uma coisa eu tenho certeza, o seu pecado não passaria por nós impunemente. Porém, o Mestre em nenhum momento a desprezou, a julgou e muito menos a condenou. Jesus simplesmente a perdoou. A Parábola das cem ovelhas, também é um exemplo do dom da misericórdia. O pastor não hesitou em enfrentar as densas trevas da noite, as feras do campo e as intempéries, para buscar a ovelha que havia se perdido. A mente racional diria, a ovelha se desviou do caminho, pague ela pelas conseqüências do seu ato. Porém, a compaixão do bom pastor dizia, não posso perdê-la, ela é inestimável para mim. O dom da misericórdia capacita a seus possuidores, a consolar e sarar as feridas daqueles que estão alijados do corpo de Cristo, e assim trazê-los de volta para o aprisco.

Dom de Evangelismo ( Evangelista)

Todo o cristão deve ser um evangelista, entretanto, existem na igreja aqueles que possuem o dom de evangelismo. O dom de evangelismo é a capacidade sobrenatural que Deus dá a alguns dos seus servos para proclamarem as boas novas aos incrédulos. O possuidor deste dom, é tomado pelo desejo de alcançar todos os homens com as boas novas de Cristo. Não podemos negar, que a grande comissão de Cristo é para todos nós, porém ser um missionário em toda plenitude da palavra, é uma graça concedida por Deus somente para alguns dos seus servos. Convém ressaltarmos, que ser um evangelista ou missionário, na maioria das vezes, não é necessariamente ir para algum país longínquo. O dom de evangelismo, você pode aplicar até mesmo dentro do seu lar, na sua rua, no seu bairro ou na sua cidade. Este é um dom com um amplo raio de ação.

Todos os apóstolos servem de exemplo do dom do evangelismo para nós. O apóstolo Paulo talvez tenha sido o maior dos evangelistas de todos os tempos. Quem possui o chamado para ser evangelista, coloca toda a sua vida em torno de um só objetivo, o de evangelizar. Se fossemos estudar a vida de Paulo como missionário e evangelista, teríamos que escrever outro livro, somente para retratarmos o missionário Paulo. Contudo gostaria, de salientar a passagem de I Cor 9.18-22, já que esta é nossa epístola base no estudo dos dons, para vermos algumas características do dom do evangelismo.

“ 18Logo qual é a minha recompensa? É que, pregando o evangelho, eu o faça gratuitamente, para não usar em absoluto do meu direito no evangelho. 19Pois, sendo livre de todos , fiz-me escravo de todos para ganhar o maior número possível 20 Fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse eu debaixo da lei ( embora debaixo da lei não esteja) para os que estão debaixo da lei; 21 para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei ( não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei 22Fiz-me fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos os meios chegar a salvar alguns” A passagem em questão, é bastante contundente, e demonstra todo o esforço empregado por Paulo, no seu ministério Missionário. Eu gostaria de juntamente com você, querido leitor, meditar sobre algumas pontos desta passagem, autobiográfica de Paulo.

No versículo 18 , nós encontramos a primeira características, do dom de evangelismo. O Evangelista, nunca é motivado pelo ganho financeiro, e sim pelo seu amor as almas. Paulo reconhecia , que era direito seu, ser sustentado pelas igrejas que ele havia fundado , bem como, era direito de todo evangelista , pastor, mestre ou apóstolo, obter o seu sustento da Igreja. Este é um princípio , bem fundamentado nas Escrituras, ainda que, haja alguns que não pensem assim. Entretanto, Paulo tinha como objetivo único, na sua vida ganhar almas, e se o fato de não receber o seu sustento da igreja em que ele estivesse militando, contribuísse para o seu objetivo final, ganhar almas, ele não hesitava em abdicar do seu ordenado, como de fato o fez não só em Corinto, como também em Tessalônica Quem possui a chamada de levar as boas novas ao mundo, sempre colocará a questão financeira em segundo plano. Nós podemos citar vários exemplos altruísticos na história da igreja, tais como, Moody que deixou uma bela carreira de vendedor para se dedicar à pregação da palavra e também, Smith Wigllesworth que era um próspero encanador, quando foi chamado para ser um evangelista. A filha de Wigllesworth conta , que era necessário que, ela e seu marido administrassem o sustento do seu pai, pois ele dava tudo que possuía nos bolsos , a quem quer que lhe pedisse, tamanho era seu desapego ao dinheiro. A chamada missionária ardia no seu coração de evangelista

Outra característica do Evangelista, é o seu desapego às questões secundárias da fé. Nós como estudantes da Bíblia sabemos, que havia dois grupos distintos na igreja primitiva, os judeus e os gentios. Grupos de formação religiosa bem distintas, e as diferenças que haviam entre eles , causaram muitas discussões e problemas no meio da igreja. A passagem em questão, nos mostra que Paulo era bastante flexível quanto estas diferenças, o que ele colocava como prioridade, era a expansão do evangelho. Algumas vezes ele não hesitou em utilizar-se da circuncisão para ser bem aceito pelos judeus . E em outras foi um feroz defensor dos gentios , para que eles ficassem desobrigados da circuncisão. Os evangelistas de modo geral, tendem a não entrar nas pequenas, e algumas vezes mesquinhas, discussões doutrinárias da fé. Para ele o mais importante é verem as almas sendo alcançadas. O dom de evangelismo, é o dom que traz o crescimento para o corpo de Cristo, a saber a sua Igreja. Outro exemplo histórico deste dom, podemos tirar dos pais do metodismo, João Wesley e Jorge Whithefield, que apesar de terem posições doutrinárias antagônicas, um era arminiano e outro calvinista, militaram por 30 anos lado a lado , afim de ganhar almas. O Dom de evangelismo falava mais alto nos seus corações , do que qualquer posição doutrinária


Dom de Exortação


A bíblia nos manda “ exortarmos uns aos outros, todos os dias” , ou seja, a exortação é um dos deveres diários de todo crente. A exortação é o que nos alerta sobre o engano do pecado. A exortação faz o papel em nossa vida espiritual, que os anticorpos fazem em nosso corpo físico. O dom da exortação, é o discernimento que Deus concede a certos membros, de corrigir o desvio de rumo da igreja ou de alguns de seus membros A uma íntima ligação deste dom com o dom de profecia. A exortação é o que mantém a saúde da Igreja, quando é claro, ela é aceita pela mesma.

O dicionário defini exortação como, admoestação, conselho, repreensão e incitação. E não é difícil depreendermos, que este não é um dom muito popular. Afinal, ninguém gosta de ser corrigido, ou admoestado. Nós como seres caídos que somos, sempre haveremos de tentar explicar as nossas atitudes e ações, por pior que sejam elas. Esta semana mesmo, vi num programa de televisão um homem que matou a sua companheira, que era cega, alegar legitima defesa. Você assim como eu , tenho certeza, acha que esta explicação é absurda, e muito cara de pau. Entretanto, muitos de nós, nos servimos das mais absurdas explicações para justificar as nossas falhas. Ninguém gosta de ser exortado, porém esta é uma necessidade que temos, para não nos desviarmos do caminho que Deus nos propõe.

Os maiores exemplos bíblicos do dom da exortação foram os profetas do velho testamento. Que foram colocados por Deus em Israel, para serem a consciência da nação. Todavia, na maioria das vezes eles não eram ouvidos, alguns como Jeremias e Micaias , foram até mesmo presos por dizerem a verdade, contudo não podiam se furtar de exortar o povo O possuidor deste dom não consegue ficar calado, admoestar o seu próximo quanto ao seu caminho é uma necessidade para ele.

É importante dizermos, que Deus dá o dom da exortação e não do convencimento, o possuidor deste dom tem que entender que nem sempre será ouvido. E mesmo que não seja ouvido ele não deve e nem pode se furtar de usar o seu dom. É ele que mantém a pureza e a santidade da igreja. A exortação vem para edificar, consolar e encorajar o povo de Deus, a seguir firme no seu caminho.



DONS DIAKONION ( )


Dom de Presidir (Liderança)



O dom de presidir , ou de liderança, é a capacidade sobrenatural que Deus concede a alguns dos seus servos de Liderar ou presidir alguma atividade ou grupo, na Igreja. Quem possui o dom da liderança, não precisa correr atrás de seguidores, pois os outros reconhecem nele a capacidade de liderar. O dom da liderança, é legitimado pelos outros e não pelo seu possuidor. Esta é a grande lição que precisamos aprender, não basta querer ser líder, é necessário ser reconhecido como tal. Este é um dom de serviço da igreja, pois toda igreja precisa de muitos líderes para o seu bom funcionamento. Assim , como no corpo no qual os nervos, que são comandados pelo cérebro, comandam todos os movimentos, é na igreja, na qual Cristo a cabeça, comanda os seus líderes para o bom andamento da Igreja. Por menor que seja o grupo de pessoas, sempre haverá a necessidade de um líder entre eles. Para que o grupo atinja os seus objetivos específicos.

Na bíblia nós encontramos muitos exemplos de liderança. Um exemplo de líder, que podemos citar, foi o Rei Davi. Que em momento algum impôs a sua liderança a alguém. Deus o escolheu para ser Rei de Israel, e ele soube, esperar o momento certo de assumir o trono. Quando olhamos para a bíblia sagrada, notamos que o povo de Israel se afeiçoou imediatamente com Davi . Fato que Levou a Saul, se encher de ciúmes de Davi, a ponto de querer mata-lo. A liderança de Davi era tamanha, que logo, ele formou um pequeno exército de seguidores , mesmo sendo ele perseguido de morte pelo rei Saul. E mesmo Jonatas, filho de Saul , e por conseqüência herdeiro do trono, reconheceu o espírito de liderança de Davi.

O possuidor deste notável dom, não só obtém este carisma de Deus, como também a capacidade de liderar ou presidir, a obra que Deus lhe concede. O líder, faz com que as tarefas sejam executadas com harmonia e voluntariedade na igreja , pois os liderados depositam nele a sua total confiança. Talvez, pareça estranho, dizermos que faltam líderes na igreja, devido ao número de pessoas que se arvoram como tais. Porém, ao observarmos, os mais diferentes níveis de atividade dentro da igreja, dos menores grupos aos maiores , podemos observar uma série de conflitos que surgem no meios destes grupos, e que deviam ser contornados e poderiam ser evitados pelos seus “ líderes”, porém não o são . Pois, vários destes “ líderes” não possuem o dom da liderança , e evidentemente não são reconhecidos como líderes pelos seus liderados. Apesar da minha pouco idade, já fui líder de Jovens, do Departamento de escolas dominicais , Coordenador da Eetad e auxiliar em congregações , e pude observar na prática os mais diversos problemas na igreja, o que nos habilita a discutir tal tema com conhecimento prático e não apenas teórico.

O dom da liderança, é o dom que traz a harmonia para o corpo de Cristo. É necessário mais do que nunca, que os verdadeiros líderes da parte de Deus exerçam os seus papéis no corpo de Cristo.



Dom de Governo


O dom de governo ou administração á primeira vista nos parece ser redundante ao dom de presidir, entretanto, para ser um bom administrador não é necessário ser um líder. O dom de governo, é a capacidade dada por Deus para alguns de seus servos, de administrar e manter a organização da Igreja. Este dom não está ligado , a condição social, econômica ou cultural da pessoa , mas somente na graça que Deus concede a ela na administração da casa de Deus, nos seus mais diferentes aspectos. Tais como, financeiro, administrativo e social. A primeira vista , nos parece não ser este um dom espiritual. Entretanto, uma igreja mal administrada, é tudo o que o nosso adversário mais deseja. Pois uma igreja mal administrada, é uma igreja fraca, estagnada e mais suscetível ao fracasso da sua missão como igreja.

Um exemplo do dom da administração ou governo, nós encontramos na vida de José, filho de Jacó . Todos os conhecedores da vida de José, sabem que o seu mais destacado dom, era o dom da administração, onde quer que ele fosse colocado, logo a sua capacidade de administração se fazia notar. A bíblia nos relata que , “ o Senhor era com ele, fazendo prosperar tudo quanto ele empreendia” Irmãos vejam a eficácia deste dom, que capacita um simples nômade da terra de Canaã, que habitava em tendas, a governar a nação do Egito. Egito que era uma das nações mais prósperas e avançadas da Antiguidade. Medite neste fato, quantos homens versados e habilitados havia no Egito, para governá-lo, entretanto, nenhum foi tão sábio e próspero como José no seu governo. Outro exemplo de dom de governo, encontramos na vida de Tiago, irmão de Jesus. Ele não fazia parte dos doze, e talvez tenha se convertido somente depois da morte de seu irmão , entretanto coube a ele dirigir a igreja primitiva em Jerusalém, segundo a tradição e a bíblia. Uma igreja, que entre outros, tinha no seu rol de membros, a Pedro, João e os outros apóstolos. Pedro e João eram sem dúvidas as figuras exponenciais da igreja primitiva, porém coube a Tiago a administração da Igreja de Jerusalém. Certamente, não foi devido a seu grau de parentesco com Jesus, mas sim pelo seu dom de Governo, reconhecido pela Igreja . É bom lembrarmos, que a igreja de Jerusalém era uma igreja de mais de três mil membros, com todos os seus problemas e dificuldades, não era de somenos administrar uma igreja de tamanha amplitude.

Quem possui este dom , não precisa se auto empossar como governante, como por exemplo José, pois os que o cercam reconhecem nele as qualidades indispensáveis para uma boa administração. É bom ressaltarmos, que não é necessário que o líder espiritual da igreja, o pastor possua este dom, e é muito provável que muitos pastores não o tenham. Todavia, é desejável que o pastor se cerque de pessoas que possuam o dom da administração, para que a igreja prospere em todas as suas atividades. Cabe dizermos, que Deus deseja que todos nós sejamos bons despenseiros da sua graça.



Dom do Pastorado ( Pastores)


O dom do pastorado, assim como do apostolado, é um dos dons espirituais mais difíceis de definirmos, pois para ser um Bom Pastor, muitas qualificações são necessárias. Entretanto, como a bíblia e não nós, qualifica o pastorado como um dom não podemos nos eximir de falarmos sobre este dom. O dom do pastorado, é a capacidade e as qualidades que Deus concede a alguns de seus servos, de liderar, alimentar espiritualmente, zelar e manter um grupo de pessoas, sob sua responsabilidade

O pastorado com não poderia deixar de ser, deriva da função do pastor de ovelhas. E de certo modo, a muitas analogias , entre um pastor de ovelhas e um Pastor de uma comunidade cristã. O salmo 23, a mais conhecida de todas as passagens da Bíblia nos dá um ótimo exemplo das qualidades , de um bom pastor. É claro daquele que é possuidor deste dom.

Uma das maiores qualidades do bom pastor, é a confiança que ele inspira nas suas ovelhas. Pois elas crêem que sob a sua liderança nada lhes faltará. Elas sabem que ele é um bom pastor , e que por esta razão envidará todos os esforços para atender as necessidades de suas ovelhas

O bom pastor sempre terá uma palavra de Deus para o seu povo. A sua palavra sempre será viçosa e atraente. A ovelha sobre os seus auspícios, sabe que não precisa estar sempre em pastos alheios, atrás de novidades para se alimentar. Pois o seu pastor a mantém com pastos verdejantes e águas tranqüilas, e ela está sempre satisfeita.

O bom pastor sempre tem uma palavra de ânimo e encorajamento. Mesmo no calor escaldante das lutas e provações, a ovelha do bom pastor sabe que no seu pastor encontrará refrigério. E por mais duro que seja o caminho em que ela esteja trilhando, este é o melhor caminho, pois é o bom pastor que a está guiando.

A presença do pastor ao seu lado, a deixa segura. Porque sabe que seu pastor é um porto seguro, nas mais densas trevas.E não há caminho que a faça temer, quando o Bom pastor está a seu lado. O bom pastor corrige consola.

São tantas as atribuições do pastor, que é uma temeridade exercer tal função no corpo de Cristo, sem possuir o charisma de Deus, para tal posição. No capítulo 21 do evangelho de João , encontramos Jesus por três vezes pedindo a Pedro que apascentasse as suas ovelhas. Foi tão enfática e insistente o pedido de Jesus, que Pedro entristeceu-se com a insistência do Mestre. Porém, todas as igrejas e denominações deveriam pensar três vezes antes de ordenarem os seus pastores. Infelizmente, hoje há os mais diversos critérios para ser ordenado pastor, ao menos segundo os homens. Em algumas igrejas, basta fazer uma faculdade, em outras o critério é político e existem até aquelas nas quais, o critério é financeiro. Recentemente, ouvi um relato, de um pastor que foi suspenso por três meses por sua matriz, pois ele não tinha atingido a meta financeira estipulada por sua matriz. Eu te pergunto que igreja é esta que julga a qualidade de seus pastores pelas ofertas que eles auferem em suas congregações?

Para mantermos a igreja , é necessário, colocarmos as pessoas certas nas funções certas. E sobretudo, não podemos errar na escolha dos pastores, que são àqueles que tem a tarefa de conduzir ás mais diversas partes do corpo de Cristo aqui na terra



Dons de Ensino ( Mestres)
É importante salientarmos , que os Mestres , são mencionados nas três principais passagens , acerca dos dons. A função de Mestre na Igreja e por conseguinte, Mestre no ensino, era uma posição de muita relevância na Igreja primitiva. O apóstolo Paulo, coloca os Mestres, abaixo apenas dos apóstolos e profetas da igreja O dom do ensino, é o discernimento acerca das escrituras, acima do intelecto do homem natural, que Deus concede á alguns dos seus servos, bem como uma capacidade sobrenatural de interpretar as Sagradas Escrituras. O Mestre tem uma compreensão sobrenatural da palavra de Deus, e uma capacidade sobrenatural de tornar esta mesma palavra, facilmente , compreensível aos outros membros da Igreja. O dom do ensino, distingue-se do dom da profecia, pelo fato que o profeta fala por revelação, e o Mestre fala por intuição e interpretação das Escrituras , a revelação escrita de Deus ao homem. Ao Mestre cabe não só interpretar as escrituras, bem como, traze-las aos outros membros do corpo de Cristo, de uma forma que ela possa ser melhor compreendida por todos. O dom do ensino têm vários públicos alvos dentro do corpo de Cristo , como por exemplo, as crianças e os jovens da Igreja. A maioria das pessoas que possui este dom, tem uma facilidade maior de transmitir o ensino , para um público alvo especifico. Citamos como exemplo, aqueles irmãos que possuem uma facilidade de ensinar as crianças, o que nem todos os Mestres da igreja tem.

Não só na bíblia sagrada, bem como na história eclesiástica, temos vários exemplos de pessoas dotadas do dom de ensino. Podemos citar, os apóstolos Paulo, Pedro e João, os apologistas Atanásio e Agostinho, e os reformistas Lutero e Calvino. É bom notarmos , que os apóstolos Pedro e João, eram rudes pescadores, o que nos mostra claramente, que o dom de ensino é algo sobrenatural da parte de Deus, e não meramente fruto do intelecto humano. O evangelho de João, até bem pouco tempo , não era refutado como obra do apóstolo, devido a sua teologia ser muito desenvolvida para os primórdios da Igreja. Hoje , porém se sabe pela arqueologia , que esta obra é anterior ao ano 100 dC, o que torna exeqüível que esta obra tenha saído da pena do apóstolo. Coube aos Mestres da Igreja, conservá-la livre das heresias e das falsas doutrinas, e este é o maior legado dos Mestres, e os possuidores do Dom de Ensino É verdade muitas vezes as falsas doutrinas prosperaram no meio da igreja, entretanto nunca faltaram homens que discordassem de tais doutrinas e heresias, sendo que alguns pagaram com as suas próprias vidas, o fato de se oporem às heresias;

A despeito, da função de Mestre , ter tido uma grande relevância na Igreja primitiva e na história eclesiástica, atualmente este dom tem sido relegado a um segundo plano, principalmente, nas igrejas carismáticas. Eu como pentecostal, tenho que admitir que a preocupação com as doutrinas fundamentais da fé, é algo recente no meio do movimento pentecostal. A ênfase das igrejas carismáticas, era à busca do batismo do Espírito Santo, a busca dos dons de poder e a busca das profecias e revelações. É não é incomum, em nosso meio encontrarmos, crentes que possuem parcos conhecimentos acerca das doutrinas fundamentais da fé. Esta ênfase dada à experiência , em detrimento as escrituras, tem sido , um argumento poderoso nas mãos dos anti pentecostais. Graças a Deus, atualmente, o movimento pentecostal tem construído uma sólida teologia doutrinária, e com isto, fechando esta lacuna aberta, em suas origens. Ainda que, possamos creditar , isto, a um processo natural de crescimento, pois mesmo a Igreja Católica , foi incorporando aspectos doutrinários e uma maior compreensão da fé, com o decorrer dos anos. E nesta fundamentação, os Mestres tiveram um papel preponderante.

Muitas igrejas tem o seu Pastor como seu Mestre e responsável pelo ensino. Quando o Pastor é dotado deste dom, não há problema algum neste fato. Todavia, nem todos os pastores tem este dom, o que pode levar ao enfraquecimento da sua comunidade e torna-la mais suscetível ao fracasso e ao erro . O conhecimento da palavra de Deus , é à base da fé Cristã , como diz as escrituras, “a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” É imprescindível, que você pastor, ou líder de um grupo de crentes, assuma o compromisso de levar o ensino da palavra de Deus a seu povo, se não for através de você, que seja através de outras pessoas, que possuam as qualificações necessárias para o ensino das escrituras. Para que Deus não afirme através do profeta ” O meu povo está sendo destruído porque lhe falta conhecimento...”


Dom da Contribuição.

Entre os dons de serviço, este nos parece ser o mais simples, e de certa forma mais do que um xarisma , um dever de todo cristão. Entretanto, como diz um ditado muito popular, “a parte mais sensível do homem é o seu bolso”, e quando falamos em contribuição, muitos cristãos demonstram uma ojeriza ao assunto. Porém, a bíblia e não nós qualifica como um dom, a contribuição. O Dom da Contribuição, é a capacidade e o desejo que Deus dá a alguns de seus servos de contribuir financeiramente ou através de seus serviços para a corpo de Cristo. Aquele que possui este dom não pergunta o quanto ele pode ofertar, mas sim qual é o tamanho da necessidade. O seu foco está voltado para Deus e para seu próximo, e não para si.

O dom da contribuição não esta ligado à condição financeira do seu possuidor, ou seja, não é necessário ser uma pessoa abastada para possuir este dom. Como exemplo, podemos citar a oferta da viúva pobre , que na sua pequena oferta demonstrou o Dom da contribuição, ao contrário daqueles que ofertavam regiamente, que davam apenas o que lhe sobejava. A oferta da viúva apesar de ser menor oferta, foi a de mais valia aos olhos de Jesus. Muitas pessoas dizem erroneamente, ao dar uma pequena oferta na igreja, que estão dando a oferta da viúva pobre. Esquecem de considerar, que aquela mulher estava dando tudo o que ela tinha, estava abrindo mão do seu próprio sustento, afim de ofertar ao Senhor, enquanto que maioria das pessoas coloca todas as suas necessidades na frente, e aquilo que sobra, que muitas vezes é pouco, é ofertado ao Senhor.

Este xarisma era bem presente na igreja primitiva , de forma que a bíblia afirma que não havia necessitados no meio dela, pois todos os membros, ou quase todos dispunham os seus bens para o bem estar do seu próximo. Muitos teólogos explicam este desapego aos bens materiais dos primeiros cristãos, devido o fato da igreja primitiva estar na ardente expectativa da volta de Cristo. Não podemos negar que este sentimento entre eles, tenha-os influenciado. Todavia, se eles viviam nesta ardente expectativa a dois mil anos atrás, o que se pode dizer de nós. Contudo, o dom da contribuição tem sido, um dom raro no seio da igreja.

Sem dúvida nenhuma , este é um dom muito necessário na igreja. E seria muito proveitoso, se uma grande parte do corpo de Cristo, possuísse o Dom da Contribuição. Certamente, as diferenças sociais entre os membros do Corpo de Cristo seriam minimizadas, e os relacionamentos entre as pessoas da Igreja seria muito mais saudável. Quantas compras frívolas, eu e você fazemos, gastos muitas vezes desnecessários, e quando chega o momento de ofertar, alegamos não ter dinheiro. Quantos de nós encaram a oferta, mais como um dever e uma obrigação, do que um ato de adoração e agradecimento a Deus. O enfoque da oferta tem que ser mudado em nossos corações, nós temos que encarar a oferta como um sacrifício de louvor e agradecimento a Deus e não uma obrigação ou uma esmola para a igreja e o Pastor. Deus não precisa da sua oferta, é você que precisa ofertar a ele.


DONS DE PODER ( energematon)



INTRODUÇAO


Diferentemente dos dons  ( diakonion) e dos dons (carismaton), que podem ser confundidos com talentos naturais do homem, e não são de cunho miraculosos, ao menos aparentemente, os dons energematon são dons miraculosos e sobrenaturais. De forma que , podemos qualificar estes dons como os mais excelentes. É importante, mais uma vezes enfatizarmos, que possuir um dom espiritual, não faz do seu possuidor mais espiritual do que aquele que não possui nenhum dom miraculoso. Esta foi à essência da mensagem de Paulo para os Coríntios acerca dos Dons Espirituais.

Os dons de poder, são o cerne da polêmica entre os cessacionistas e os carismáticos. Enquanto que os primeiros afirmam que estes dons cessaram com a era apostólica, os carismáticos crêem que os dons não só são atuais, como também, são o selo distintivo da verdadeira igreja de Cristo. Assim como não podemos afirmar que os dons cessaram, também não podemos afirmar que os dons legitimam a verdadeira Igreja de Cristo. Dons não são concedidos para legitimar a igreja. Os dons são xarismas (Graças) de Deus , dado para um fim proveitoso para Igreja. Os dons nos são dados para edificação, consolação e encorajamento da Igreja, e sempre foram necessários a Igreja. Entretanto, o fato de uma igreja possuir os dons do Espírito Santo, não fazem dela uma igreja superior as outras, A igreja de Corinto, apesar de possuir todos os dons de poder, foi uma das igrejas mais problemáticas dos tempos bíblicos. E é por este motivo que se torna tão relevante, nós estudarmos os dons de poder, não só para conhece-los, como também para que eles sirvam para edificação do corpo de Cristo, a saber a Igreja.


Dom da Palavra da Sabedoria
A lista dos dons de poder em 1 Corintios 12 começa como dom da palavra da sabedoria. Uma das melhores definições deste dom encontramos no livro do Dr. C. Peter Wagner “ O dom da sabedoria é aquela capacidade especial que Deus dá a certos membros do Corpo de Cristo para sondarem a mente do Espírito Santo de modo a receberem discernimento sobre como o conhecimento dado pode ser melhor aplicado às necessidades específicas que vão surgindo no Corpo de Cristo” O possuidor deste dom , tem a capacidade de falar as palavras certas, na hora certa, afim de solucionar algum problema na Igreja. Este dom também pode se manifestar durante a pregação da palavra de Deus à Igreja. Como a definição que citamos diz, as palavras não são meramente palavras do intelecto humano, mas sim palavras de revelação do próprio Espírito Santo.

O maior exemplo prático deste dom, como não poderia deixar de ser, nós encontramos na vida de Jesus. Que demonstrou uma sabedoria divina através dos seus ensinamentos, das suas parábolas, decisões e respostas aos seus inquiridores. Inquiridores , que por sinal tinham como único objetivo faze-lo tropeçar nas suas palavras. Outro exemplo de possuidor deste dom foi o rei Salomão. Salomão , no inicio do seu reinado , quando questionado por Deus em sonho , quanto ao que desejava, pediu que Deus lhe concedesse sabedoria, afim de governar a nação. Este pedido humilde de Salomão, agradou a Deus que não só lhe deu sabedoria, como também riquezas, bens e honra. Salomão foi o homem mais sábio da face da terra. A bíblia nos diz em 1 Reis capítulo 4: “ 30 A sabedoria de Salomão era maior do que a de todos os do oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios.31 Era ele ainda mais sábio do que todos os homens, mais sábio do que Etã , o ezraíta, e do que Hemã, Calcol e Darda, filhos de Maol; e a sua fama correu por todas as nações em redor” A sabedoria de Salomão, foi obra direta da ação do Espírito Santo na sua vida. E bom dizermos que esta graça ( ) de Deus , foi concedida no inicio do seu reinado, quando ele ainda demonstrava possuir um caráter puro e nobre. A ponto do Senhor, através do profeta Natã, dar –lhe o nome de Jededias, ou seja , amado do Senhor. Com o decorrer dos anos , devido aos seus casamento com mulheres estrangeiras , as suas esposas e concubinas lhe perverteram o coração Fato que levou Deus dividir a nação em duas , Israel e Judá . Há muitas lendas e mitos sobre a prodigiosa sabedoria , a maioria relacionada com a rainha de Sabá. Porém uma das decisões mais sábias e célebres de Salomão, foi a que ele tomou no julgamento de uma causa entre duas mulheres. As duas mulheres , disputavam a maternidade de uma criança, sendo que as duas tinham filhos com a mesma idade , e um deles havia morrido. Este caso que hoje seria resolvido com um simples exame de Dna, era um caso insolúvel naquela época. Esta disputa tornou-se , bem como seu desfecho, o mais notório exemplo da sabedoria de Salomão. Não há como negarmos, que Salomão foi um homem incomum, e a sua sabedoria de origem divina

Numa época como a nossa em que todos os dias, somos confrontados com as mais inusitadas situações, e temos que tomar decisões constantemente, termos sabedoria não é apenas desejável, mas sim indispensável. Coloquemos, em prática o ensinamento de Tiago, roguemos a Deus, que ele nos conceda sabedoria


Dom da Palavra de Conhecimento ( s - Gnose)


Os teólogos conservadores definem este dom , como o dons dos Mestres e Eruditos, que demonstram um vasto saber e conhecimento geral. Para muitos este dom está associado com o intelecto do homem. No entanto, como vimos anteriormente, os dons arrolados na passagem bíblica em questão, são dons de poder e manifestações sobrenaturais do Espírito Santo. E como não poderia deixar de ser o dom de conhecimento também é sobrenatural. O dom de conhecimento, é a revelação de algum fato ou particularidade que Deus concede à alguns de seus servos em situações específicas.

As revelações de Deus , tem sempre um propósito bem definido, seja ela para persuadir, encorajar, avisar ou demonstrar a onisciência de Deus. O possuidor deste dom, não é um adivinho, que ao vislumbrar uma pessoa, se torna sabedor das suas intimidades, e sim um instrumento nas mãos de Deus. Infelizmente, muitos que se dizem possuidores deste dom, não passam de embusteiros, que usando de psicologia e de frases indefinidas e afirmações genéricas, para enganar o povo de Deus. Assim como o profeta, o possuidor do dom de conhecimento, não deve sentir-se obrigado a entregar uma palavra de conhecimento sempre que solicitado. Ele só deve falar aquilo que Deus lhe revela e lhe dá a conhecer, e nunca as suas intuições ou sentimentos á respeito de alguma pessoa ou situação qualquer.

Um exemplo cristalino e prático deste dom, nós vimos no encontro da mulher samaritana com Jesus . Ao ver que a mulher não estava compreendendo a sua mensagem, Jesus pediu a mulher que chamasse o seu marido. A mulher respondeu que não tinha marido, e daí Jesus lhe revelou uma particularidade da sua vida , o fato dela ter tido cinco maridos , e o homem que estava com ela naquele momento, não ser seu marido. A mulher como não poderia deixar de ser, ficou admirada com aquela revelação e creu que Jesus era o Messias. Nesta oportunidade, assim como no encontro de Jesus com Natanael o dom de conhecimento foi utilizado por Jesus para persuadir a outros, quanto a sua deidade, a revelação foi usada com um propósito específico.

O apóstolo Pedro, utilizou este dom, afim de corrigir uma situação bastante inusitada na igreja, o caso de Ananias e Safira. O casal vendo que muitas crentes estavam vendendo seus bens e entregando para os apóstolos, fizeram o mesmo, porém sonegando uma parte do dinheiro da venda. Ananias e sua mulher, intentaram mentir para os apóstolos e para a igreja. Pedro dotado do dom de conhecimento, recebeu a revelação da atitude pecaminosa de Ananias e Safira. Que não era reter parte do dinheiro da venda e sim mentir para a igreja, que aquele era a receita total da venda. Safira recebeu uma chance de corrigir o seu erro, ao ser questionada pelo apóstolo Pedro sobre o preço da venda do terreno , entretanto não a aproveitou, é bem provável que Ananias também tenha recebido esta oportunidade de arrependimento.

No Velho Testamento, também encontramos vários exemplo deste dom. Como por exemplo na revelação que Deus concedeu ao profeta Natã, a respeito do pecado de Davi com Bate -Seba . O profeta Eliseu, foi usado por Deus em revelação , afim de prover livramento para a nação e o rei de Israel . O Dom da palavra de conhecimento é um dos dons mais poderosos e eficazes que Deus concede aos seus fiéis. Que Deus venha reavivar e distribuir este dom , no meio da sua Igreja.



DOM DA FÉ


A fé faz parte do escopo da vida de todos crentes. Podemos afirmar sem dúvida nenhuma que não existe cristão que não tenha fé. Porém, é sabido que cada um tem uma proporção de fé . O Dom da Fé, contudo, não se refere a fé que todos os crentes têm, e sim, uma Fé sobrenatural, que destoa e coloca em evidência o possuidor deste dom. O dom da Fé é a certeza que Deus através do seu Espírito coloca no coração de alguns de seus servos, afim de que por mais difícil e impossível que seja a situação, em nenhum momento, o possuidor do dom da fé, irá duvidar que Deus fará aquilo que prometeu ou falou.

Curiosamente, nos evangelhos, os maiores exemplos de Fé que Jesus encontrou durante seu ministério, não foram pessoas israelitas, e sim estrangeiros. O primeiro exemplo, que podemos citar, é o centurião romano , que rogou a Jesus que orasse pelo seu servo. Nesta passagem, nós temos um exemplo muito claro do dom da fé, para o centurião, bastava uma palavra de Jesus para que o seu servo ficasse curado. O centurião cria integralmente na autoridade do Mestre. A fé deste homem, foi tamanha que surpreendeu Jesus. A afirmativa de Jesus que, não havia encontrado ninguém em Israel com tamanha fé, é a prova deste fato.O dom da fé dá ao seu possuidor uma irrestrita confiança em Deus e na sua palavra. Nesta passagem bíblica nós vislumbramos o dom da fé agindo em conjunto com o dom da cura. O dom da fé geralmente, opera em conjunto com outro dom.

A mulher Cananéia , também é digna de ser citada como exemplo de fé. Apesar da aparente relutância de Jesus em atender o seu pedido, ela não esmoreceu no seu intento. A sua necessidade era grande, é verdade, mas o que não a deixava desanimar , era a certeza absoluta , que Jesus poderia resolver o seu problema. A sua grande fé , foi alvo da menção do Mestre. A fé que faltou a muitos dos seus compatriotas não faltou a esta mulher estrangeira. Poucos, são aqueles que deixam seu orgulho de lado, em prol da sua fé.

A nossa geração, é sem dúvida nenhuma a geração mais independente de Deus, do que todas as gerações anteriores. As facilidades do mundo moderno, tem afastado o homem de Deus. A medicina evoluiu a um estágio, que mesmo na doença o homem não clama a Deus, vai na farmácia. Entretanto, se nós como igreja quisermos obter vitória sobre o mundo, temos que exercer a nossa fé, pois será ela que fará a diferença. O dom da fé é o veículo dos grandes feitos de Deus na vida dos homens e no seio da igreja.



DONS DE CURA


Alguns teólogos consideram o dom de cura , uma extensão do dom de milagres. Pois a cura de uma enfermidade qualquer, não deixa de ser um milagre, muitas vezes, nos casos da cura de doenças graves e mortais , um grande milagre. Entretanto, o apóstolo Paulo nos apresenta o dom de cura , sempre como um dom individual . O Dom de curas é a capacidade que Deus concede à alguns dos seus servos , de servir de canal para que o poder curador do Espírito Santo se manifeste. O dom de curas assim como os outros dons , mas este mais claramente, este condicionado a soberania de Deus. Este Dom, indubitavelmente, é um Dom muito desejável, para todos aqueles que querem trabalhar em prol do reino de Deus.

Um dos fortes argumentos dos cessacionistas , é o fato que muitos que professam possuir o dom de curas, não consegue que todas as pessoa, pelas quais eles intercedem sejam curadas. Os cessacionistas se apegam , nesta aparente contradição, para negar a existência do dom de curas. Porém, é fato notório e inequívoco na Bíblia que mesmo Jesus, não curou todos os enfermos de Israel. Um dos exemplos clássicos deste fato, é a passagem do Tanque de Betesda havia vários enfermos em redor do tanque , mas somente um paralítico foi curado por Jesus. E ninguém em sã consciência pode negar o fato que Jesus possuía o dom de cura. Outra passagem intrigante, é a passagem que relata a passagem de Jesus por Nazaré . A bíblia relata que Jesus fez poucos milagres em Nazaré devido a incredulidade dos seus compatriotas. Daí podemos concluir que mesmo os dons do Espírito, só podem ser exercidos num ambiente na qual a fé predomine.

O maior exemplo bíblico deste dom, como não poderia deixar de ser foi Jesus. Cristo é o nosso exemplo máximo do exercício do dom de curas. São inúmeros os relatos bíblicos de curas realizadas no ministério de Jesus. No ministério dos apóstolos, também não foi diferente, a cura das enfermidades era corriqueira na Era apostólica. O dom de curas era tão evidente, que a bíblia nos relata, que até mesmo os enfermos que ficassem na sombra do apóstolo Pedro eram curados Atualmente, não podemos negar , não há homens de Deus que possuam este dom na mesma proporção dos apóstolos. Porém , também é verdade que não existem atualmente homens que possuam a mesma estatura espiritual dos apóstolos de Jesus. E o fato de não vermos curas na mesma proporção, não deve ser explicada pela inexistência do dom, e sim pela incredulidade que é uma das características marcantes da nossa geração.

Como, já citamos anteriormente, com os avanços da medicina, muitos cristãos tem relegado o dom de curas a um segundo plano. E muitas vezes nós só lembramos de Deus , quando a medicina não oferece saída. E ainda hoje, são inúmeros os relatos de cristãos que foram curados por Jesus, e mesmo o mais empedernido cessacionista, não pode negar que os milagres de cura nunca deixarão de ocorrer no meio da igreja, quando muito apenas diminuíram a sua freqüência. O dom de curas ainda é muito necessário ao corpo de Cristo.



DOM DE MILAGRES ( )


O mais sobrenatural dos dons e também o mais raro, sem dúvida nenhuma é o dom de milagres. Não podemos negar o fato que é muito raro na atualidade vermos a operação deste dom no seio da igreja. O dom de milagres é a capacidade que Deus concede à alguns dos seus servos, de realizarem atos que alterem o curso natural das coisas. Neste ponto é importante reavivarmos uma doutrina calvinista, o conceito da providência de Deus. A providência de Deus é a ação de Deus pelo seu Espírito, agindo no mundo através das pessoas e circunstâncias da vida, afim de que, os seus propósitos e sua vontade se realize. Não devemos confundir o dom de milagres, com a providência de Deus. Milagres são sempre sobrenaturais,ou seja, a ordem natural das coisas são alteradas, como por exemplo, a alteração climática que aconteceu no mar da Galiléia , sob a ordem de Jesus. A providência de Deus, são aqueles fatos que acontecem no decurso de nossa vidas, que contribuem positivamente para nós, ainda que muitas vezes estes fatos possam ser bastante inusitados.

Posso citar como exemplo de providência de Deus, um emprego que consegui ganhando quatro vezes mais que meu salário na época. Apesar, de não ter me saído bem nos testes, e na verdade não preencher os requisitos necessários para função, isto dito pelo próprio responsável pela contratação, dois dias após a desanimadora entrevista, eu fui chamado pela empresa. Este é um exemplo de providência de Deus e não de milagre, pois apesar de ter sido um fato inusitado, não alterou o curso natural das coisas.

A falta de uma compreensão do que é realmente um milagre, tem levado a uma falsa banalização deste dom. Pois muitas coisas que são classificadas como milagres, são na realidade a providência divina atuando em nosso cotidiano.

O maior exemplo da aplicação prática deste dom, nós vimos no ministério de Jesus, entretanto, nós temos o relato de muitos milagres no ministério dos profetas Elias e Eliseu. Um exemplo bem típico de milagre, nós encontramos no relato bíblico da batalha dos israelitas contra os amorreus , na qual Josué parou o sol e a lua, para que o exército Israelita, tivesse tempo hábil para vencer a batalha. Sem dúvida este foi um extraordinário milagre. Podemos citar também, a passagem pelo mar vermelho por Moisés e o povo de Israel, assim como, a passagem pelo rio Jordão do povo de Israel com Josué. São inúmeros os milagres relatados nos tempos bíblicos, certamente, teríamos que escrever muito se fossemos citar todos eles.

Os milagres, porém, não se restringiram aos tempos bíblicos como os cessacionistas apregoam. Podemos citar alguns deles, como no dia que John Wesley a bordo de um navio , e na eminência de chegar atrasado a um compromisso, devido a um nevoeiro que retardava sua viagem, fez uma singela oração, e imediatamente o nevoeiro desapareceu. São inúmeros os relatos de pessoas que voltaram a vida, após uma oração de fé. Recentemente, ouvi um testemunho de um pastor , que a bordo de um vagão de trem que tinha se desacoplado da máquina, começou a descer pois o trem estava subindo um morro. O pastor correu para o fim do vagão e orou para que o trem parasse, senão ele seria o primeiro a morrer, e miraculosamente o trem parou morro abaixo, o que causou uma comoção geral entre as pessoas que estavam naquele vagão, sendo que, muitas delas aceitaram Jesus ali mesmo, diante de um fato tão inusitado. Gostaríamos também de recomendar a leitura do biografia de Ivan , um soldado russo, que foi morto por não negar a sua fé, neste livro temos vários relatos de milagres, que aconteceram na vida daquele moço, levando muitos dos seus colegas a se converterem a Jesus, dentro de um quartel comunista. Apesar deste dom ser incomum, muitos cessacionistas crêem em milagres, ainda que, como exceção e não regra.


DOM DE PROFECIAS


A palavra profecia vem da palavra grega prophetes (profetas) que significa originalmente, aquele que expõe, que fala ou a um orador. Ainda que, quando falamos em profecias, pensamos que elas sempre se referem ao futuro, na bíblia sagrada os profetas mais do que videntes do futuro, foram homens escolhidos por Deus para serem instrumentos da Sua mensagem ao povo. O Dom de profecias, é segundo a Bíblia um dos dons mais preciosos. Os profetas são colocados abaixo apenas dos apóstolos e tem um dos mais altos conceitos na Bíblia, tanto no antigo testamento como no novo testamento. O profeta fala divinamente inspirado, e são eles os instrumentos que Deus usa quando quer falar com seu povo. Curiosamente, muitos afirmam possuírem este Dom no meio pentecostal, o Dom de profecias assim como, o Dom de línguas são os dons mais comuns do meio pentecostal. Fato muito peculiar, devido a importância que a Bíblia dá ao Dom de profecias. Importância, facilmente percebida quando lemos a passagem de I Cor 14.1, na qual Paulo aconselha-nos a procurar todos os dons, mas principalmente o Dom de profecias.

O Dom de profecias , é a capacidade que Deus concede para alguns de seus servos de receberem e transmitirem as suas palavras ou mensagens específicas ao seu povo ou á uma pessoa em especial. Aquele que profetiza, edifica, exorta ou consola . Diante desta concisa definição, podemos depreender que tamanha responsabilidade têm o agraciado com este Dom. Afinal o que profetiza, não fala em seu nome, ou de um pastor, obreiro ou de uma pessoa qualquer, e sim em nome de Deus. A palavra profética não é um mero pensamento de um homem, e sim uma mensagem divinamente inspirada, uma revelação do Espírito Santo. O profeta deve ter o máximo cuidado com suas mensagens, para que não venha proferir algo do seu íntimo , como se fosse algo de Deus. Ao profeta cabe transmitir somente aquilo que ele recebe.

Na bíblia, temos vários profetas, sendo que alguns deles, emprestaram os seus nomes para intitularem alguns livros da bíblia, tais como, Jeremias, Daniel, Oséias e Amós. Vários foram os profetas bíblicos, e cada um deles resultaria num capítulo á parte se quiséssemos escrever sobre todos eles. No antigo testamento o ministério dos profetas foi uma constante em Israel, com raras exceções como o período inter-testamentário de 400 anos, entre Malaquias e o nascimento de João Batista. Apesar do seu inequívoco relacionamento com Deus, a maioria dos profetas não foram aceitos pelos judeus . Sendo que, alguns deles, como Jeremias , foram aprisionados por sua mensagem que inúmeras vezes desagradavam aos reis de Israel. O ministério profético, apesar de ser um ministério de edificação, pode trazer dissabores par o seu possuidor, a ponto do profeta pensar até mesmo em desistir do seu ministério, assim como fez Jeremias Apesar deste Dom ser um Dom maravilhoso, ele traz consigo uma responsabilidade enorme. Responsabilidade que muitos, infelizmente, tem sido desconsiderado por muitos, que falam levianamente em nome de Deus, banalizando este Dom de Deus.

Na igreja primitiva, o ministério profético também era de suma importância. O novo testamento cita vários destes profetas , e também profetisas, como as quatro filhas de Felipe, o evangelista. Paulo coloca os profetas, abaixo apenas dos apóstolos, como já citamos anteriormente. Estes relatos nos demonstram claramente o motivo pelo qual, Paulo queria que todos fossem profetas.

Apesar da relevância deste Dom, você querido irmão que foi agraciado com ele não deve se furtar de transmitir aquilo que Deus te revela. A igreja necessita das profecias para sua edificação. Ainda que, vivamos numa época em que muitas falsas profecias são proferidas, a ponto de muitas igrejas terem banido este Dom do seu meio, a advertência do apóstolo Paulo deve soar-nos como um alerta e encorajamento para nós. “Não desprezais as profecias”



DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS


A palavra discernir, tem o sentido etimológico de julgar perfeitamente. Este Dom confere ao seu portador, exatamente isto, a capacidade de julgar com perfeição, qual é a procedência do espírito em questão, se é divina ou maligna. O Dom de discernimento de espíritos, é a capacidade que Deus concede a seus servos de discernirem o espírito que está atuando em certo indivíduo. Este Dom sem dúvida nenhuma, é um Dom indispensável em nossos dias. Especialmente, nas igrejas pentecostais, nas quais se é dado liberdade para atuação e manifestação oriundas do Espírito Santo.

Em 1 João 4.1, o apóstolo João escreve: “Amados não creias a todo espírito; mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo”. Nesta passagem, encontramos uma clara advertência, quanto a necessidade de provarmos os espíritos. Não podemos ser ingênuos, a ponto de pensarmos que não exista falsas profecias e manifestações, senão diabólicas, no mínimo carnais no meio da igreja. E infelizmente, não são poucos os relatos de crentes decepcionados com Deus, pois alguma promessa feita através de algum “profeta” não tenha se cumprido. Esquecem, estes crentes, que Deus nada tem a ver com as falsas promessas que lhes foram proferidas. Promessas ou profecias carnais, quando não diabólicas, só trazem frustrações e dissabores no meio da igreja.

Recentemente, soube de um casal de crentes, que abandonaram seus empregos seculares para se dedicarem exclusivamente á obra de Deus, motivados pelas profecias, que Deus iria suprir todas as suas necessidades. Passado alguns meses, este casal se encontrava totalmente frustrado, pois não virão as promessas de provisão de “Deus” se cumprirem nas suas vidas. Podemos citar também, um casal de jovens, que motivados pelas profecias que Deus iria usá-los como missionários, casarem mesmo não nutrindo amor suficiente um pelo outro, e que após alguns meses se separaram. Estes assim como inúmeros casos, são fruto da falta de discernimento de espírito, pois os ditos “profetas” , não entregaram a mensagem de Deus a estes irmãos. O crente nunca deve abandonar a palavra de Deus, esta sim a bússola confiável para sua vida. O crente deve viver norteado pela palavra de Deus, e não por seus sentimentos ou emoções, e deve sempre julgar as profecias que lhe são dirigidas.

Na bíblia encontramos vários exemplos do Dom de discernir espíritos em ação. Jesus, nunca errava quanto a natureza dos espíritos e enfermidades, sabendo julgar se era uma enfermidade comum ou ocasionada por espíritos malignos Também podemos encontrar Paulo, repreendendo um espírito maligno de uma jovem , ainda que, o que ela falava de Paulo e Silas, fosse verdade, pois os dois eram servos do Deus Altíssimo. O apóstolo Pedro também, soube discernir que o motivador da mentira Ananias e Safira, não era outro, senão satanás .

Num mundo de muitas vozes, é mais do que desejável sabermos discernir os espíritos. É extremamente necessário que o crente tenha este carisma na sua vida. Pois, conforme nos diz a bíblia “... o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto que ele por ninguém é discernido” 1 Cor 2.15


DOM DE LÍNGUAS


Sem dúvida nenhuma o Dom de línguas é o dom mais polêmico dos dons espirituais. Porém não podemos desconsiderar a sua historicidade no contexto da Igreja primitiva, bem como , o fato deste dons estar entre os nove dons alistados em I Coríntios capítulo 12, que é a passagem de ouro sobre os dons do Espírito Santo no Novo Testamento . Todos eruditos e teólogos concordam, que o Dom de línguas , foi a principal evidência da descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes. Houveram três sinais, som como de um vento muito forte, línguas de fogo sobre a cabeça de cada um e o falar em outras línguas. Sendo, que o sinal que se repetiu após este primeiro dia , foi apenas o falar em outras línguas. Este fato por si só , nos mostra a relevância deste Dom no seio do cristianismo.

É interessante destacarmos, que o Dom de línguas, é a principal característica do moderno movimento pentecostal. Movimento que “ teve um início insignificante, Foto do Templo, da Rua Azusa, Los Angeles - EUA



numa Escola Bíblica obscura no Estado do Kansas, E.U.A, e numa igreja de negros em Los Angeles, E.U.A” . igreja pastoreada pelo pastor negro Willian J. Seymour, que contava com apenas sete membros, no seu início. Apesar deste início, pouco promissor, atualmente, os pentecostais perfazem mais de meio bilhões de cristãos no mundo.

Sendo que, os pentecostais são o ramo do cristianismo que apresentam o maior crescimento, e muitos destes ramos, ao contrário dos pentecostais estão apresentando decréscimo entre os seus adeptos E não podemos esquecer que o moderno movimento pentecostal irá fazer cem anos , apenas em 9 de abril de 1906 , sem dúvida nenhuma um crescimento espantoso, para um movimento classificado como herético , por muitos cristãos ortodoxos.

É muito importante estudarmos este Dom, pois passa por uma compreensão correta deste Dom , bem como sua aplicação e finalidade, a saúde espiritual do movimento pentecostal. Sem dúvida nenhuma este tem sido o Dom do Espírito mais vilipendiado de todos. Pois este Dom do Espírito, é um dom que pode ser facilmente simulado. Infelizmente, temos que admitir que muitas manifestações, “ tidas como espirituais “, são no mínimo manifestações meramente carnais. Não é sem motivo que temos que ter a máxima compreensão deste Dom. Afinal, não são poucos os cristãos que tem alicerçado a sua vida de fé nestas supostas manifestações espirituais, relegando a bíblia para um segundo plano. Devemos lembrar que a palavra de Deus é a autoridade final, quanto as doutrinas e costumes da igreja. E não revelações, sonhos, profecias e coisas do gênero, por melhor que sejam as intenções.

Muitos teólogos, entre ele Champlim, interpretam o Dom de Línguas, como um mera capacidade acima da comum, de aprender novos idiomas. E interpretam, as línguas de 1 Cor. capítulo 14, como línguas conhecidas, que eram o segundo ou talvez o primeiro idioma dos cristãos da igreja de Corinto. E que não sendo o grego secular, que era falada em Corinto, não era entendido pelos outros membros desta igreja. É claro, que esta interpretação é uma interpretação distorcida da palavra de Deus. Pois se a língua falada pelo fiel no espírito , fosse uma língua conhecida pelo fiel, ele não teria dificuldade em entendê-la. Como nos deixa claro o apóstolo Paulo no vv.14. Paulo nos diz que o que fala em línguas estranhas edifica o seu espírito, mas o seu intelecto fica vazio.

Os opositores do moderno movimento pentecostal, empenham todos os seus esforços, em dissociar as línguas faladas no dia de pentecostes, com as faladas na igreja de Corinto. Pois enquanto que, em Corinto eram faladas línguas estranhas , no dia de pentecostes foram faladas línguas conhecidas . Sem este argumento, a sua oposição ao pentecostalismo, que tem como característica distintiva o falar em línguas estranhas, a sua refutação ficará vazia. Por esta razão gostaria de meditar sobre algumas passagens bíblicas, para a melhor compreensão deste precioso Dom.

A primeira pergunta que faremos é : Os discípulos falaram nos idiomas dos circunstantes, ou falaram em línguas estranhas, e os circunvizinhos do cenáculo ouviram os falar nos seus respectivos idiomas ? Foi um milagre de fala , ou de audição? Ainda que, grande parte dos teólogos e exegetas, entendam este milagre, como um milagre de fala, existem muitos exegetas que sustentam que as línguas faladas eram línguas estranhas. Pois a palavra grega heterais pode significar “ outra de qualidade diferente “. Sendo então, o milagre do pentecostes um milagre de audição e não de fala. Um dos argumentos fortes desta interpretação, é a própria bíblia que nos provê, pois no vv.13 de Atos 2, a bíblia nos diz que alguns zombavam dos discípulos confundindo-os com bêbados. Ou seja, se o milagre era de fala porque alguns dos que ouviram, os taxaram por simples homens cheio de mosto? Eu ressalto, também, que no vv.4 do já referido capítulo, é utilizada a palavra grega glossais , quando se refere a língua que os discípulos falavam. Enquanto que, nos vv. 6 e 8 a palavra grega utilizada para se referir ao que os circunstantes ouviam falar foi dialekto. É evidente, que estes não são argumentos definitivos, mas no mínimo devem nos servir de alerta. É fato, que se o milagre de pentecostes foi de audição e não de fala , o argumento dos anti-pentecostais cai por terra.

Outra pergunta que nos cabe fazer em nosso estudo é: Se as línguas faladas em Corinto fossem demoníacas ou carnais, porque o apóstolo Paulo não usou da sua autoridade apostólica para coibi-las ? Não são poucos os que taxam o Dom de línguas estranhas como demoníacos. Entretanto, me causa estranheza que se assim o fosse, que o próprio apostolo Paulo tenha escrito: “... não proibais o falar em línguas estranhas..” e mais, “... eu quero que todos falais em línguas estranhas” É óbvio que o apostolo Paulo não considerava o Dom de línguas estranhas como um mal no meio do povo e muito menos diabólico. Pois ele não só listou o Dom de línguas como um Dom espiritual , como deixou claro que este Dom não deveria ser proibido no seio da igreja, mas sim disciplinado. E podemos entender esta preocupação do apóstolo quanto a manifestação deste Dom. Paulo era acima de tudo um evangelista, e tinha como sumo objetivo da sua vida ganhar almas, e ele via na manifestação desordenada deste Dom na igreja, como um empecilho na conversão do incrédulo. A principal preocupação de Paulo nesta questão, era como o indouto ou incrédulo iria compreender esta manifestação na igreja. Sem dúvida nenhuma este Dom é para edificação do próprio possuidor e indiretamente para a edificação do seu irmão em Cristo, desde que , ele reconheça nesta manifestação, a presença do Espírito Santo na vida do seu irmão. Porém o incrédulo nenhum proveito tem ao ouvir o cristão falar em línguas. É por esta razão que o apóstolo Paulo , quis disciplinar este Dom na igreja de Corinto, para que ele não servisse de estorvo para a conversão do incrédulo. Infelizmente, alguns acham-se, possuidores de maior autoridade que o próprio apóstolo, e querem , fazer descumprir a ordem expressa do apóstolo, “ não proibais o falar em línguas”

Teríamos muito mais a discorrer, se o nosso objetivo fosse apenas escrevermos sobre o Dom de línguas, entretanto este não é o objetivo principal do nosso estudo. Creio que o que escrevemos até aqui, foi o suficiente para dar um panorama bíblico sobre os dons do Espírito, arrolados pelo apóstolo Paulo Espero, sinceramente, que a tua vida seja edificada através deste estudo. E que o resultado deste trabalho, seja que os dons do Espírito Santo sejam reavivados no meio da sua Igreja. Que Deus nos abençoe ! Amém!



Estudo Bíblico ministrado de setembro a novembro de 2003

Na Igreja Assembléia de Deus em Esteio -RS



Contato com Autor, telefone, (51) 3473.8905